Entidades celebram convênio de cooperação esportiva nesta sexta-feira (20) na unidade do Sesi em Cubatão
Por: Comunicação
20/09/202410:30- atualizado às 10:03 em 09/12/2024
O atleta paulista Davi Silva Giovanetti, de 21 anos, treina no Sesi Cubatão na categoria 57 kg / Crédito da foto: Pablo Martinez - CBW
O wrestling brasileiro dá um passo decisivo rumo à popularização da modalidade no país por meio do convênio de cooperação esportiva entre o Serviço Social da Indústria (SESI) São Paulo e a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW). A parceria será celebrada nesta sexta-feira (20), a partir das 14 horas, na unidade do SESI, na cidade de Cubatão. A cerimônia terá a participação do superintendente da entidade, Alexandre Pflug, e do presidente da CBW, Flávio Cabral, entre outros convidados ligados ao esporte olímpico.
"O Sesi busca o desenvolvimento de jovens atletas. Com esta parceria com a Confederação Brasileira de Wrestling, poderemos juntos fazer a modalidade crescer, dando condições para que surjam novos talentos que, no futuro, poderão representar o Sesi e o Brasil em competições importantes, até em Jogos Olímpicos", diz Pflug.
“Nossa gestão vem batalhando por parcerias que garantam consistência e continuidade na formação de atletas masculinos e femininos no wrestling. Nosso esporte demanda investimento baixo para ensino e prática e vem tendo uma adesão cada vez maior entre os jovens. Com o SESI vamos aumentar nosso raio de ação em São Paulo e influenciar outros estados a buscar parcerias que ajudem no crescimento da modalidade”, ressalta Flávio Cabral.
Atualmente, 275 crianças e adolescentes praticam wrestling, nas modalidades de participação e aperfeiçoamento esportivo, nos Centros de Atividades e Treinamentos de Cubatão e Osasco, e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) em parceria com 06 prefeituras no estado, através do programa de transferência de tecnologia do Sesi Esporte, que visa a capacitação de profissionais da área de esporte e educação.
A expectativa é que esse número de praticantes aumente em cerca de 30% logo no primeiro ano de vigência da parceria. Através de sua plataforma esportiva, o SESI realizará cursos de capacitação em wrestling para jovens e adultos, como também apoiará a elaboração de caderno técnico e materiais didáticos.
A entidade também vai disponibilizar seu sistema de gestão esportiva para auxiliar na formação de treinadores, equipe multidisciplinar e gestores. Tudo isso para adequar a metodologia de ensino ao estágio de cada aluno da modalidade: participação, aperfeiçoamento e desempenho.
Além de dar suporte aos cursos de formação e educação, a CBW terá por sua vez a missão de incentivar mais a participação feminina no wrestling. A confederação realizará dois campings de treinamento com treinadores e atletas internacionais e realizará um curso de arbitragem para atletas de alto rendimento do SESI.
O compromisso é também oferecer tapetes de wrestling para permitir o pleno desenvolvimento da modalidade nos CATs, bem como disponibilizar estrutura, recursos, tecnologia e conhecimento para a promoção de eventos da modalidade no estado.
Sobre o Sesi Esporte
O Sesi-SP desenvolve o esporte oportunizando experiências e transformação social a milhares de crianças, jovens e adultos através do programa Sesi Esporte. Hoje são 100 mil alunos atendidos no esporte de participação, 4 mil atletas no esporte de formação e 250 atletas no esporte de desempenho, além de ter sua metodologia presente em 150 municípios do estado de São Paulo através da transferência de tecnologia.
Sobre a CBW
A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) é a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico).
Atualmente, a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas e conta com o apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes.