O que está buscando?

Sobre a Unidade

O Centro de Atividades Décio de Paula Leite Novaes | SESI Cubatão iniciou suas atividades em 1992, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. A unidade oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho, cultura e qualidade de vida.

 

Patrono DÉCIO DE PAULA LEITE NOVAES

Nasceu no dia 06 de fevereiro de 1921, em São Manuel/SP. Ainda jovem, associou-se e fundou uma indústria de fabricação de mentol cristalizado, chamada Brasilmenta. Em 1950, sua família investiu em uma fazenda que produzia café e algodão em Cornélio Procópio, no Paraná. Na época era o maior cafeeiro do país. Entusiasmado e com o horizonte aberto para a área de Direito, mudou-se para São Paulo para atuar como advogado.

Em 1960, começou a trabalhar na Union Carbide, empresa produzia polietileno de baixa densidade no polo petroquímico de Cubatão. Assumiu cargos executivos no Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica do Estado de São Paulo – SINPROQUIM, se aposentando como vice-presidente.

Competente no relacionamento com sindicatos de trabalhadores, assumiu o departamento de Integração Sindical na FIESP e CIESP. Criou o CIDE, que congregou as 21 maiores empresas de Cubatão, com o propósito de controlar a emissão de poluentes e reverter a grave situação ambiental do município.

É o patrono do Centro de Atividades do SESI-SP de Cubatão.

Leia também