O que está buscando?

Sesi-SP assina convênios do programa Atleta do Futuro com Vale do Ribeira e Litoral Sul

A parceria beneficiará mais de 6.700 alunos de 18 municípios da região

 Por: Amanda Demétrio, Sesi-SP
26/11/202011:35- atualizado às 15:47 em 31/03/2022


Fotos: Karim Kahn/Fiesp.

 

O município de Registro assinou na manhã desta quinta-feira (26), a parceria para a implantação do Programa Sesi Atleta do Futuro, que atenderá mais de 6.700 alunos com idade entre 6 e 17 anos nas modalidades futebol, futsal, volêi, basquete, handebol, vôlei de praia, judô, jiu-jitsu, karatê, muai tai, capoeira, hapikidô, atletismo, surf, xadrez, damas, canoagem, natação e ginástica rítmica, de 18 municípios da região do Vale do Ribeira e Litoral Sul.

Em Registro, o convênio foi assinado pelo diretor do Sesi local, Flávio Alvim, e pelo prefeito do município, Gilson Fantim, além dos prefeitos e representantes de Barra do Turvo, Cajati, Itariri, Pedro de Toledo, Registro, Pariquera-Açu, Eldorado, Iporanga, Itanhaém, Miracatu, Cananéia, Sete Barras e Juquiá. A parceria atenderá 4.618 crianças e adolescentes.

Os convênios com Jacupiranga, Mongaguá, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida, que beneficiarão 2.095 crianças e adolescentes e completam as mais de 6.700 vagas serão assinadas nas prefeituras do próprio município.

Acompanhado pela atleta de karatê do Sesi-SP, Brenda Padilha, e Rosemar, treinadora de atletismo no Sesi-SP, Flávio destacou a importância do exemplo na formação das pessoas e da oportunidade que o programa dá aos jovens.

“Hoje, não podemos deixar de citar a visão empreendedora e a sensibilidade do nosso presidente Paulo Skaf, que implantou esse conceito de transferência de tecnologia. Ele pensou além dos muros do Sesi-SP, em como atender a comunidade, e é isso que o Programa Atleta do Futuro, de forma gratuita, tem realizado. Isso tudo permitiu que a gente pudesse ter uma capilaridade muito grande e muito boa para os nossos municípios e ainda poder ter uma parcela importante na formação de cidadãos”, comentou Flávio durante o evento.

Compondo a mesa junto com o diretor do Senai de Registro, Carlos Gomes, o diretor do Depar do Vale do Ribeira, Carlos Puzzi, além do diretor do Sesi de Registro, Flávio Alvim, o prefeito do município, Gilson Fantim agradeceu por mais uma ação de sucesso em parceria com o Sesi-SP.

“Logo que assumimos em 2013 já começamos os contatos para implantar o Sesi e Senai no nosso município, atendendo todo Vale e pensando na qualificação de mão de obra e em todos os benefícios que a instituição traz para população. Eu só tenho a agradecer toda essa parceria. O Atleta do Futuro nos ajuda muito, nós temos um comprometimento muito grande com a parte social, e sabemos que através do esporte podemos transformar vidas”.

A bicampeã Pan-Americana de Karatê, tricampeã Sul-Americana, tetracampeã brasileira e classificada para o Pré Olímpico de Tóquio 2021, Brenda Padilha, falou sobre a importância deste momento de parcerias para o esporte brasileiro.

“É um prazer participar deste momento de assinaturas de novas parcerias e poder mostrar o quão importante é incentivar o esporte, que anda de mãos dadas com a educação. Hoje eu posso dizer que me vejo como exemplo para essas crianças do Programa Atleta do Futuro e acredito muito no poder do esporte na transformação da vida de cada uma delas”.

Para Rosemar, medalhista olímpica, treinadora de atletismo no Sesi-SP e única atleta do Vale do Ribeira a participar dos Jogos Olímpicos, é muito gratificante fazer parte de uma instituição como o Sesi-SP.

“Hoje eu me sinto uma treinadora privilegiada em estar no Sesi-SP e fazer parte dessas parcerias que a gente está fazendo aqui em Registro e todo o Vale do Ribeira. O esporte é algo que vai além das medalhas, o que ele proporcionou para minha vida foi muito além, faz parte da pessoa que eu me tornei. É muito importante ter essas pessoas aqui, fazendo essas parcerias, para que os nossos jovens do Vale do Ribeira possam ter essa oportunidade de praticar esporte”, finalizou. 

O evento ainda contou com uma breve apresentação da Coordenadora de Relações com o Mercado e Comunidade do Sesi, Cristiane Custódio, sobre os produtos do Sesi-SP para prefeituras e parcerias. Carlos Gomes, diretor do Senai de Registro, também trouxe alguns relatos e imagens sobre a atuação e história da unidade do município.

Sobre o programa - O programa Atleta do Futuro, com mais de 25 anos de história, promove formação e cultura esportiva. Tudo oferecido gratuitamente para crianças e jovens de 6 a 17 anos. Em todo o estado de São Paulo são mais de 150 mil alunos beneficiados pelo programa, que envolve 219 prefeituras conveniadas.

Além de introduzir a prática esportiva aos participantes, os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os professores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Leia também